FLAG COUNTER

sábado, 11 de dezembro de 2010

Estará tudo a voltar à rotina?

É sábado e estamos na casa da aldeia. Eu, o meu marido e a filha F.

F ainda acompanha os Pais  para todos os sítios. Gosta do que nós gostamos, frequenta os sítios que nós frequentamos e tem uma relação com a mãe (eu) de total identificação e transparência.  Talvez demasiada transparência....  F não tem um único amigo da sua idade. Não me parece saudável!

O que verá uma rapariga de 23 anos numa aldeia no meio de nada, sem atracções ou interesses, apenas com o clima frio e a lareira acesa?

Hoje, o meu marido falou connosco de trivialidades e em tom suave, como se toda a tensão anterior não tivesse existido. Comportámo-nos como tem sido já habitual nos últimos anos. Sem violência, sem sentimento, sem interesse !

Pareceu-me que ele queria voltar a aproximar-se. Chegou mesmo a sugerir visitar amigos meus de quem diz horrores todos os dias... (todos os meus amigos são pessoas horríveis, apenas os amigos dele são gente interessante !)

A F não tirou o pijama em todo o dia, não lavou os dentes nem tomou duche, mas não está deprimida. Só não tem objectivos e diz estar muito cansada. Será da medicação?

Neste momento em que escrevo, estão - Pai e filha - estão a ver um filme dos Monty Python (um grupo de comediantes  ingleses, já antigo). Bem sei que foram um sucesso de televisão, cinema, etc. E eles (pai e filha) estão a rir-se às gargalhadas, felicíssimos.

Mas, ainda não há10 minutos, a F estava de cara fechada, dedicada ao seu tricot e dizendo que queria ir para a cama por estar muito cansada.

Eu não caminho para nova... em breve serei uma idosa a precisar que tomem conta de mim.

A F há já 10 anos que convive com esta perturbação de Borderline, e eu tenho vistos melhorias e recaídas em questão de segundos !

E se isto se prolonga por mais 10 anos? e outros 10? Quem a ajudará?

É inteligente, mas não consegue dedicar-se o suficiente para completar a licenciatura na Faculdade.  Qualquer obstáculo, por pequeno que seja, é motivo de desistência.

Estranho;  pois em outras situações, que só de si dependem, ela supera provas incríveis !

Como conseguem estes doentes ultrapassar as suas dificuldades? Como se preparam para não necessitarem de apoio? Que posso eu fazer para a tornar independente? Porque desiste tão facilmente de tudo ?

Ela chamava a este tratamento ambulatório "A sua última esperança". Declarava a plenos pulmões que não iria desperdiçar esta sua última oportunidade de ficar "normal" ! E quando acorda cansada não vai????

Gostava de falar com a minha outra filha C que está no Estrangeiro. Há já 2 dias que não lhe falo. Com ela nunca comentámos muito o assunto da irmã, pois parece sentir-se preterida. Não é !

Tenho medo. Só queria fugir  e esquecer tudo !!!!

Vamos lá a animar, miúda!  Tem que ser !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário