FLAG COUNTER

terça-feira, 31 de maio de 2011

É bom reconhecer os verdadeiros amigos

Caros companheiros,

Ontem estive conversando com um velho amigo, numa esplanada de praia ao fim da tarde.

Eu já sabia, mas começo a compreender, cada vez melhor, que a nossa pouca sorte ou menor felicidade não é única.

Toda a gente tem angústias e problemas e assuntos mal resolvidos... mas os nossos são sempre mais importantes !

NÃO É ASSIM !

Cada um sente o seu assunto com a importância que ele LHE MERECE !

Não interessa se nós achamos que o tema tem maior ou menor importância. O que realmente interessa é a maneira como o próprio encara seu problema !

Como dizia: Estive conversando com um amigo.

Sei que ele vive actualmente momentos de desespero.

Estivemos juntos conversando mais de uma hora... agora, acreditem:

Nesse tempo falei imenso da minha vida, dos meus feitos, das minhas dificuldade, etc., etc.
Em nenhum momento ele me falou dos seus problemas. Tive que perguntar.

Mesmo assim, ele respondeu calmante : ... "Como sempre. Nada de novo !"

Tenho dificuldade em encontrar as palavras certas para o confortar.  Não sei o que dizer.

Ia soar a falso dizer a verdade que sinto: "Estou contigo. Acredito em ti !"

Não consigo fazer sair estas palavras.  Muito provavelmente ele sente necessidade desse conforto. Mas eu tenho receio de não as saber dizer na altura e tom certos e acabar pior do que eu quero.

VERDADEIRAMENTE : Eu acredito nele e na sua angústia.

Confessei-lhe que escrevo melhor do que falo.

Aqui não encaro ninguém. Não tenho que ripostar na altura.  Escrevo apenas o que sinto e quem quiser ler, que leia ! Quem não quiser, pode facilmente sair mudo e eu nem preciso saber que não gostou. (mas gostaria de saber....)

A propósito de travessias do deserto, hoje alguém me disse:

..."Na nossa vida, oásis são os amigos que não nos abandonam, são aquelas pessoas desconhecidas que se preocupam com o próximo, é a fé que todos temos e renova a esperança....."


(Eu acho que sei quem disse isso... mas não vou adiantar....)



Lamento apenas não ser uma pessoa de fé. Conto comigo só e com mais ninguém !

Amigos, eu quero muuuuuuiiiiitos !

Já me habituei a viver com as contrariedades da vida, mas não sem amigos a quem as confidenciar !

Obrigada por serem meus amigos. 

P.S.: Eu estou já farta  das aulas de árabe que estou assistindo com a filhota. Hoje eu inventei uma desculpa para não ir. Iria ter uma reunião de trabalho. 
Resultado: Cheguei a casa e a filhota F também não foi. Disse ao pai que sem a companhia da mãe não valeria a pena.
Que castigo o meu ! Porque tenho sempre que ser a "muleta" da filhota ?
Estou FARTA !   FAAAAARTA !!!|!!
Também quero o meu tempo e espaço. 
Porque haveria eu de querer ter uma curso de língua árabe? Diversão? Novidade? 
Não !!! Para ajudar a filhota F a ter uma actividade ! 
Mas hoje também eu cansei.

Amanhã será melhor certamente.  E será melhor porque eu tenho AMIGOS !

Estou esperando que o PC da minha amiga fique bom.



3 comentários:

  1. Sobre seu comentário no post 'O amor verdadeiro não inspira', no blog 'Devaneios de uma mente em transição'.

    Muito verdadeiro o que comentaste.

    "A paixão esmorece, fica morna ou até fria. Mas amizade tem que perdurar....
    A idade nos transforma. E nessa altura precisamos mais de um amigo que um parceiro sexual.
    Envelhecer é encontrar companhia para o fim da vida."

    O amor deve ser simplesmente amor. Não é só uma questão de ser 'verdadeiro'. É uma questão de praticidade. Se você ama alguém porque esta pessoa atende aos seus 'pré-requisitos para amar', você está cometendo a maior das tolices! As pessoas têm defeitos. E as pessoas tem mesmo caracteristicas que, não sendo necessariamente defeitos, não são agrdáveis aos teus olhos. Mas quem ama, não uma imagem pré fabricada. As pessoas não só envelhecem. Elas também mudam seus conceitos, mudam de atitudes. E se você amar a pessoa pura e simplesmente, por mais que a paixão diminua, ou que a pessoa mude completamente fisicamente, ou mesmo que ela reveja seus valores e se torne uma pessoa completamente diferente, enquanto existe o respeito, a empatia e o sentimento real de gostar do outro, não pelo que ele é, mas porque ele te faz sentir que gosta dele independente de qualquer 'coisa em comum', a relação perdura.

    O fato é que o ser humano não nasceu pra ser sozinho. E não há grande segredo em manter relações saudáveis. Basta saber ser e deixar o outro ser, ver a relação com os quatro olhos que fazem partes dela, saber que o outro é um indíviduo à parte, e ter sempre consciência do 'para quê' e do 'por quê' os dois estão juntos. Quando não houver resposta a qualquer uma dessas duas perguntas, acabou a relação.

    Ah, quanto ao vídeo, ele é só uma música dos Tribalistas. Falha minha. u dveeria ter postado também a letra. Segue aqui, especialmente para você:

    O amor é feio
    Tem cara de vício
    Anda pela estrada
    Não tem compromisso
    O amor é isso
    Tem cara de bicho
    Por deixar meu bem
    Jogado no lixo
    O amor é sujo
    Tem cheiro de mijo
    Ele mete medo
    Vou lhe tirar disso
    O amor é lindo...
    O amor é lindo
    Faz o impossível
    O amor é graça
    Ele dá e passa
    O amor é livre

    P.S.: Não comentei a respeito de seu blog porque não li ainda. Estou meio na correria, e até meu tempo para responder ao comentário esta curto, especificamente agora. Mas voltarei, lerei (já até estou seguindo), e farei os comentários que eu achar pertinentes e válidos.

    Um abraço carinhoso!

    ResponderEliminar
  2. Passando para te adicionar para nova amizade, aproveito para seguir suas noticias, estarei lendo, votando e comentando assim que possivel, gostaria de contar com sua ajuda votando nas minhas postagens se for do seu agrado é claro..
    abçs Marivan

    ResponderEliminar
  3. Depois de saber do teu blogue desejei conhece-lo. Quis perceber o que mais te ia na alma, que pudessemos falar. Curioso, grande parte do conteudo eu já conhecia, talvez por sermos amigos e por termos imensa confiança um no outro, ao ponto de partilharmos segredos, nossos e so nossos.
    Gosto mais de falar do que escrever, ao contrario de ti. Gosto de ver as pessoas olhos nos olhos e ver as suas reações. Assim sei se gostam de estar comigo, se gostam de me estar a ouvir , a aturar ou se preferem acabar a conversa.

    Não precisas de me dizer nada. Eu sei que posso sempre contar contigo. Gosto de estar junto a ti. Faz-me bem! Apenas gostava de partilhar mais tempo junto. Só alguns finais de tarde são pouco, mas é o que é possivel.

    Sobre a tua vida, depois de te ouvir e de te ler, percebo que tu és o pilar da familia. desde os teus pais, irma, marido e filhas (mesmo da ausente) e ao teres esta postura ao longo da tua vida está a causar um desgaste enorme. Sente-se que não tens tempo para ti mesma. Creio que precisas de ter algo que te desperte curiosidade, apetite, motivador, que mexa contigo, mas que de todo seja fora da tua normalidade de vida habitual. Não será facil, mas será a procura de um escape.
    Amigo de Esplanada

    ResponderEliminar