FLAG COUNTER

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O primeiro dia com a C

A C tem estado a estudar no estrangeiro e chegou ontem já muito tarde.

Deu-nos apenas tempo para ela comer qualquer coisa (neste caso, uma "francesinha", o que ela tanto ansiava) pois esteve muito tempo no aeroporto à espera de voo sem alimentação. Vinha com fome e muito cansada.

Combinámos acordar hoje cedo para aproveitar o tempo perdido. Tudo estava marcado para as 09.00h.  Iniciei o meu despertador para essa hora e, conforme previsto, acordei.

Tomei o pequeno-almoço e C ainda não tinha acordado.

Temerosamente, (porque o namorado dormiu cá em casa com ela) fui ao seu quarto e perguntei-lhe se queria manter o acordo anterior.

Não. Estava ainda muito cansada.

Compreendi ! Havia já muito tempo que ela não dormia tão relaxadamente (foi época de exames e ela é extremamente trabalhadora e estudiosa).

Voltei para a cama.

Entretanto, a outra filha - a F - estava um pouco engripada e decidiu não comparecer no Hospital Psiquiátrico onde faz tratamento diário. A acrescer aos sintomas gripais, também se tinha deitado tarde. Ela necessita de MUUUUUITAS horas de sono para poder acordar com alguma energia.

Não me importei. Afinal, hoje estaríamos todos juntos pela primeira vez em muito tempo.

Levantá-mo-nos todos por volta do meio-dia.

Olhei melhor para a filhota C.

É pequenina. Muito pequenina. Mede pouco mais de 150 com. Emagreceu bastante.
A magreza fica-lhe bem. Ela tinha algum excesso de peso. Mas... parece tão... como dizer?.... desprotegida?

Tinha planeado um dia que, mais uma vez, não correu como previ.

Às 14 horas eu tinha um compromisso ( também ando a consultar um psiquiatra que me ajuda a manter os pés na terra).

Tinha que sair. Elas não estavam ainda prontas. Combinámos telefonar no final da minha consulta.

Assim fiz, mas continuavam ainda em casa preparando-se para sair. E eu não as devia acompanhar, pois iam comprar a minha prenda de Natal !

Fiquei um pouco desiludida, mas também compreendi.

Ocupei o meu tempo com algumas tarefas atrasadas e compras de víveres para o Natal.

Pois, ainda não disse: O jantar de Natal vai ser feito em casa da minha mãe.
Não era suposto ser assim. A minha irmã tinha convidado a família para sua casa.

Acontece que ela está actualmente a fazer um tratamento de - acho eu - quimioterapia injectável. Todas as semanas vai ao hospital tomar  uma injecção que a deixa muito fragilizada. Além de outros problemas, ela tem também cirrose. É que durante muitos anos ela foi toxicodependente. Hoje parece-me bem, mas os efeitos das vivências anteriores manifestam-se.

Como dizia.:Não tive coragem de deixar a minha irmã carregar com toda a trabalheira de um jantar de Natal nas condições em que se encontra. Por outro lado, a minha mãe ficou muito contente por poder disponibilizar a sua casa (claro, desde que não tenha que ajudar, pois também ela tem problemas com a saúde e velhice).
Vai-me competir a mim fazer aquele jantar de família.
Logo eu que não sou nada dada a coisas domésticas e culinárias...!!!

No final da tarde a filhota C informou-me que não viria jantar a casa, pois hoje é o aniversário da mãe do seu namorado! Não lhe apetecia ir, mas não pode escusar-se.

Mais outra vez, compreendi !

Este foi o meu primeiro dia com a filhota  C que já não via há 3 meses |

NÃO ESTIVE COM ELA!

O meu marido, a filha F e eu, jantámos num restaurante próximo de casa.

Pelo menos, a F hoje estava Feliz ! Há tanto tempo que não a via tão  bem-disposta!

Prometeu que amanhã iria comparecer no tratamento diário no Hospital.

Vou regular o meu despertador para confirmar que ela acorda e ajudá-la a motivar-se para sair....

Obrigada por partilharem comigo esta minhas aventuras,

Com um abraço grande,

Sem comentários:

Enviar um comentário