FLAG COUNTER

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Seguir e/ou ser seguido no seu blog

São 02:20 da manhã numa aldeia recôndita desta cantinho pequenino que é Portugal.

Abri meu e-mail e vi que havia gente sugerindo notícias, pedindo amizade, dizendo que me seguia, etc....

Senti que esta aldeia estava no centro do mundo, mas... eu não !

Não é a primeira, nem a enésima vez que sou virtualmente abordada por completos desconhecidos.

Provavelmente gente tão solitária quanto eu, que necessita de encontrar reconhecimento, conforto e recompensa neste ambiente virtual.

Não me importo que digam que querem ser meus amigos ou que digam que estão me seguindo. O que me espanta é que quando tento conhecer melhor o perfil destes supostos amigos, reparo que seus gostos nada têm a ver com os meus; seus temas são completamente diferentes dos meus, seus objectivos são diametralmente opostos aos meus.

Fico com a impressão que estão entrando numa batalha para ver quem tem mais "amigos" ou mais "seguidores" ou é "mais votado", não importa porquê nem por quem!

Os valores morais que me ensinaram e que tento manter, hoje em dia deram lugar à necessidade de notoriedade, de popularidade e outras coisas sem significado.

Nunca fui muito habilidosa com estas coisas dos computadores e da navegação.

Iniciei um blog apenas por necessidade de descrever o meu dia-a-dia para quem me entendesse.

É verdade que fui aconselhada a aderir a uma coisa (não sei bem o que é) chamada Dihitt. Disseram que tornaria meu bog mais acessível às pessoas.

Aderi.

De início foi bom. Encontrei gente que se interessava pelo que eu escrevia. Encontrei também gente que me ajudou a caminhar neste espaço virtual.

Hoje eu recebo "toneladas" de e-mails indicando notícias e ou pedidos de amizade que nada têm a ver com o meu tema.

Que se passa com esta gente?

Não lêem o que escrevo?
Conhecem meu perfil ?
Acaso visitaram meu blog?

Me parece que não. Meu nome apareceu entre tantos outros que circulam na web e então nada melhor que angariar um novo fã !

Em 2007 um rastreador identificou a existência de mais de 112 milhões de blogs. Não consigo imaginar quantos serão hoje.

No meio desta profusão de gente gritando em surdina, como é possível escolher o que nos identifica?

Assim vamos continuando a pedir amizades e a seguir sítios de gente que nada se parece connosco, mas quanto maior o número de seguidores, maior a popularidade , sinal de maior sucesso!

NÃO ENTRO NESSA !

Quero continuar a ser selectiva e gostaria que me seguisse apenas quem tiver algo a me ensinar ou valor a acrescentar. Mas este mundo virtual é assim...

A partir do momento em que entramos nele, não temos mais o controlo. Tudo se passa com rapidez e sem fronteiras.

Que saudades tenho do meu velho diário de adolescente....

2 comentários:

  1. Nossa. Puxa. Sabe, concordo contigo.
    Eu sigo, de fato muitos blogs, mas, no meu caso, por exemplo, eu os sigo e leio a todos! A não ser que eu note que um deles não está mais se encaixando nos meus interesses - aí, paro de ler.
    E os meus amigos na rede social que mais uso - Facebook - são pessoas que conheço pessoalmente e pessoas que não conheço, mas que compartilham de algum interesse comigo. Por exemplo, pessoas que escrevem poesia. Tenho vários poetas como amigos do Facebook, e é mesmo com eles que interajo mais lá!
    Então, o que quero dizer é que entendo e concordo. Isto de conseguir fãs, seguidores, é pra quem quer monetizar o blog, e não pra quem só está procurando um espaço onde possa ser si mesmo.

    Um grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente blog, já estou seguindo. Se puder segue o meu também....

    http://mentearcana.blogspot.com/

    ResponderEliminar